Sobre a estratégia de habitação do novo Governo prevê garantia pública para viabilizar o financiamento da compra da primeira casa por jovens 👇🏾

"A garantia pública tem uma questão complexa, que tem a ver com o funcionamento das medidas macroprudenciais e a necessidade de garantir que as condições em que o crédito é cedido são compatíveis com as condições que os mutuários devem ver e ter asseguradas para satisfazer aquilo que é o serviço da dívida”, começou por dizer Mário Centeno em conferência de imprensa, em Lisboa. "

🗞️ Leio todas as notícias sobre garantias públicas, financimento a 100%, isenção de pagamento de IMT e IS a jovens até aos 35 anos e só penso em recomendar prudência. Algo que a maioria das pessoas parece não cultivar.

Talvez seja mais fácil ir por pontos:

1️⃣ Se houver de facto financiamento a 100% até aos 35 anos... o preço das casas vai aumentar. Não é preciso muita ciência... a procura aumenta, a oferta diminui e os preços aumentam.

2️⃣ Existe isenção de pagamento de IMT e IS apenas até aos 35 anos parece-me injusto/discriminatório para quem não tem a idade necessária, no entanto luta todos os dias para ter uma vida melhor.

3️⃣ Vamos imaginar que passa a existir o financiamento de 100% do valor... o que impede a banca de emprestar apenas 60% ou 70% o valor de avaliação ou da aquisição... ?

A ver vamos.. no entanto a única coisa que posso recomendar ( também aos consultores imobiliários) é prudência... fonte: Idealista.pt